Sendo a Psicologia o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano nas interacções com o ambiente físico e social, muito mais será escusado argumentar como a técnica de harmonização de ambientes faz a ponte com esta ciência.
Ambas pretendem o feliz encontro do equilíbrio e bem estar no ser humano.
Verdade? Ora, vejamos…
“…Elas refletem nossa maneira de ser, nosso estilo de vida.
Passamos a maior parte do tempo em casa ou no emprego. Não é surpreendente que esses dois ambientes sejam extremamente reveladores…”
(Extraído do livro Decifrar Pessoas-como entender e prever o comportamento humano, Jô-Ellan Dimitrius e Mark Mazzarella – Ed. Alegro).
Logo, é este o objectivo: revelar a importância dos ambientes em que estamos inseridos para que a saúde ambiental se reflicta em nós e auxilie-nos a conquistar emoções e sentimentos positivos..
Claro que o Feng Shui é apenas um instrumento, não um fim.
Contudo, bem utilizado pode ajudar-nos de forma inestimável no nosso processo para a conquista da felicidade.
Ao longo dos tempos, as casas foram sendo um sinal do conhecimento de uma época e das características de uma determinada civilização. Pretende-se, assim, evidenciar as relações entre o ser humano e seu ambiente, a forma como pode afectar-nos e como usar esse conhecimento para tornar a nossa vida mais agradável e harmoniosa.
Sem muitas delongas, iremos analisar a evolução do pensamento moderno e os conhecimentos de Psicologia que mostram como podemos ser afetados pelo meio-ambiente.
A Teoria da Relatividade de Einstein e as suas definições de tempo e espaço também nos ajudaram a perceber a interligação que existe entre o ser humano e tudo que o cerca.
Segundo Einstein, “Espaço é a distância entre as coisas”. Essa perspectiva é muito importante para analisarmos os efeitos da colocação dos móveis e objetos nos interiores respeitando a necessidade de vãos livres para a energia fluir sem obstáculos, favorecendo nosso bem-estar.
Excesso de coisas, ou mesmo locais entulhados são pontos defeituosos de energia ambiental, emanando de forma nociva e prejudicando de uma forma geral a edificação.
E, porquê?
Se ao andarmos pela nossa casa ou no ambiente de trabalho (escritório), encontramos sempre algo com a qual temos sempre de nos desviar do nosso trajeto para não tocarmos nelas, emerge uma sensação de dificuldade, obstáculo...Podemos até sentir –nos irritados com o fato, mesmo que não percebamos.
Essas pequenas coisas somadas representam um grande desgaste, muitas das vezes desnecessário, podendo esta energia vir a ser aplicada de forma mais inteligente.
E para a Psicologia qual é a definição de espaço?
“…Em Psicologia, a percepção do espaço é produzida por dados visuais, auditivos e determinados pelo arquivo pessoal emocional e cultural do indivíduo.
A percepção do espaço é possível porque os dois olhos captam, cada um, uma imagem óptica diferente; a análise de ambas pelo sistema nervoso central dá origem a uma imagem única, com profundidade.
O espaço perceptivo visual pode ser dividido em:
1. O plano médio aparente que a pessoa vê diante de si;
2. O horizonte aparente ( linha na qual céu e terra parecem encontrar-se);
3. Plano frontal aparente( formado pelos pontos percebidos pelo indivíduo como igualmente distantes dele ou seu ponto de referência no espaço).
Inúmeras experiências de psicologia experimental permitiram determinar e especificar esses três planos. – (Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural).
Na elaboração das sensações e dos estímulos recebidos pelo ambiente e como alterar o nosso comportamento através dele, temos a Teoria do Reforço de Skinner, entre outras evidências de outros estudos.
A teoria de Piaget proporciona-nos uma análise profunda sobre a aquisição da percepção do espaço pela criança, e dos modos de integração das fontes sensoriais que a tornam efectiva...” (Conforme citado na Encicl. Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural).
O equilíbrio ambiental proporcionado pelas técnicas utilizadas pelo Feng Shui pode ser um excelente instrumento para ajudar a pessoa a fazer o diagnóstico das suas contradições e do modo como trata essas contradições, para assim, assumir a responsabilidade por si mesma.
O que é aprendizagem?
Podemos definir como modificação de comportamento consequente de uma experiência. Com a motivação, que a precede e a condiciona, estabelece o binomio do ajustamento individual ao meio-ambiente, o que a promove a um aspecto fundamental do processo educativo.
Entendido o indivíduo humano como unitário, isto é, indissociável dos componentes somáticos e psíquicos, resulta que os fatores emocionais intervêm na aprendizagem tanto quanto os fatores físicos, intelectuais e outros.
Nesta perspectiva, encontramos uma teoria fundamental da aprendizagem aplicada à modificação do meio ambiente: a da configuração ou Gestalt.
Esta teoria salienta a importância da conexão meio-fim na apreensão total da situação problemática, assim abrangida como uma forma ou estrutura unitária: os alemães Wertheimer, Köhler e Kofka foram seus criadores.
Köhler fez descobertas sobre processos elétricos no cérebro, associados com a percepção visual.
A psicologia da Gestalt permite demonstrar a importância de tratar o todo em lugar das partes e provar que nenhuma análise das percepções separadas pode explicar a experiência total.”. (Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica Editores Ltda).
Tem por objetivo mobilizar os recursos do indivíduo para lhe permitir tornar-se uma pessoa integral, não dividida.
Relacionando com a perspectiva do Feng Shui Lógico, para a Escola Gestaltista é indispensável ter em vista a totalidade do fenomeno.
Assim, a humanidade no seu caminho evolutivo atinge estados de consciência que exigem transformações comportamentais.
Viver de acordo com as atuais descobertas científicas, sabendo que somos responsáveis pela nossa felicidade e que os nossos pensamentos criam a nossa realidade, direcciona o nosso pensamento para a responsabilidade individual.
No entanto, não é tão simples colocar tudo isso em prática.
Na verdade, irá exigir uma consciência alerta, atenta a tudo que pode dificultar ou facilitar esse processo e uma intenção justa, cujo principal anseio é viver plenamente, criando as condições físicas e psíquicas favoráveis, criadoras de uma vida cada vez mais plena.
A Psicologia e o Feng Shui : O que une a ciência à técnica...
A consultoria, acontece por meio de diagnósticos e processos, tem o propósito de levantar as necessidades do indivíduo, identificar soluções e recomendar ações. Na posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada pessoa.
A Hipnose é um processo natural, seguro e eficiente no tratamento de diversos distúrbios e na reprogramação de hábitos.
É um estado alterado de consciência, a pessoa hipnotizada está em concentração profunda e com a memória ampliada e focada com melhor precisão. Ao contrário do que se pensa, há muita actividade em todo o córtex cerebral.
São várias as indicações da prática da Hipnose: Ansiedade, Depressão, Fobias, Pânico, Obesidade, Disfunções Sexuais, entre outros transtornos provocados pelo stress e pelo desequilíbrio emocional. Apoia, também, no tratamento a aditivos.
Descubra como ela pode mudar a sua vida....